“LEITE É VIDA”
Um projeto de produtores para consumidores

O projeto “Leite é vida” surgiu numa primeira pela mão de dois jovens agricultores que sentiram necessidade de dar a conhecer o que está por detrás do leite que chega a casa do consumidor e rapidamente envolveu mais pessoas, nomeadamente mulheres.
Nos últimos anos tem-se assistido a vários ataques ao leite: à sua qualidade e valor nutritivo. Decidimos “meter mãos às obras” e dar o nosso pequeno contributo.
De forma a clarificar o caminho que este projeto pretende trilhar, definimos a missão, visão, objetivos e valores que pautam a nossa ação.


MISSÃO
Aproximar o consumidor do dia-a-dia da agropecuária.
Visão: Ser uma referência na promoção do leite

OBJETIVOS
Esclarecer o consumidor acerca do consumo de leite.

VALORES 
Comunicação clara e objetiva, inovação e empreendedorismo, entusiamo e espírito de equipa.



De acordo com a UNICEF, atualmente mais de 50% da população do mundo (mais de um bilhão de crianças) vive em cidades médias e grandes e estima-se que em 2050, 70% de todas as pessoas estarão a viver em áreas urbanas.

Assistimos ao afastamento da população dos meios rurais, o que conduz a um menor conhecimento da realidade rural e consequentemente aumenta a desinformação sobre todos os processos associados ao bem estar animal, qualidade dos alimentos, cuidados ambientais, etc. .

A sociedade rural sofreu e continua a sofrer mudanças sucessivas e significativas que arrastaram consigo uma alteração radical da perceção da terra e do trabalho agrícola. Antigamente toda a gente conhecia o agricultor, mas hoje com o êxodo rural e com o abandono da agricultura isto não se verifica. O consumidor não sabe como se produz aquilo que encontra no hipermercado.

Com o objetivo de aproximar os consumidores do dia-a-dia das explorações agrícolas e dar a conhecer a importância da agricultura para a economia, sociedade e ambiente e mostrar o rigor e mestria que está por detrás de cada copo de leite que chega à mesa. Para alcançar este objetivo foram elaborados vários vídeos, organizamos workhops de queijo fresco em escolas e recebemos crianças nas nossas vacarias para que estejam tenham contacto com a realidade da produção de leite..  


© 2021 APROLEP - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por is4u